segunda-feira, 29 de junho de 2009

Sobre o fim do diploma obrigatório para jornalistas

Não posso deixar junho acabar sem falar sobre o assunto. São muitos os jornalistas inconformados com o fim da obrigatoriedade do diploma universitário para exercício da profissão. Mas eles deviam parar para pensar: nem o fato de ter sido o Gilmar Mendes a liderar essa decisão conseguiu pôr a sociedade a favor do diploma obrigatório – e olha que o Gilmar é bom nisso. Por quê? Nem o fato de os donos de meios de comunicação terem apoiado em bloco a decisão do STF deixou a população de pé atrás com a medida. Por quê?

De outro lado, também acho que todos que saíram pulando de felicidade por aí deviam parar para pensar, porque a questão não é tão simples assim. A conversa toda em torno da derrubada da obrigatoriedade pelo STF parece ter saído de um Circus Theory Generator, aquele programinha de internet que em breve será criado para institucionalizar a brilhante Teoria do Circo do updater Andre Felipe:

Jornalismo -> Curiosidade
Curiosidade -> Todo mundo tem
Todo mundo tem -> Todo mundo consegue fazer
Todo mundo consegue fazer -> Não precisa estudar
Não precisa estudar -> CIRCO


Brinquei e simplifiquei, lógico, mas a questão de fundo é essa mesmo. Existe um conhecimento específico de jornalismo a ser aprendido? Ou não? Porque, se não existe, ou se for algo meramente técnico que se aprende “on the job”, acabou toda e qualquer discussão: que venham as melhores pessoas com o melhor conhecimento de cada área e a qualidade da informação só vai melhorar. Mas vai mesmo?

Nenhum comentário: